Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de novembro de 2010

IACS - Infecções associadas aos cuidados da saúde - Você conhece?

Prevenindo Infecções associadas aos cuidados da saúde (IACS)
Nós elaboramos uma lista de medidas preventivas que você, seus filhos, seus pais e familiares podem tomar antes, durante e depois da sua estadia no hospital para minimizar a exposição às Infecções associadas aos cuidados da saúde (IACS) e bactérias relacionadas, como SARM.

Handwashing helps prevent Healthcare-associated infections (HAI) Limpeza e higiene pessoal: :
  • Lave suas mãos. Esfregue por pelo menos 15 segundos com água morna e sabão. Use álcool-gel se você não tiver acesso a água e sabão.
  • De três a cinco dias antes de sua cirurgia, tome banhos diários com sabão contendo 4% de clorexidina, disponível em farmácias.
  • Quando já estiver no hospital: peça para a pessoa que te atender lavar as mãos antes de tocar em você – na sua presença. Exija isso tanto de médicos e enfermeiras que forem examiná-los quanto de visitantes que abracem, toquem ou ajudem você a se vestir, etc. Não tenha vergonha! Sua vida vale um segundo de constrangimento.
  • Certifique-se que a equipe médica esfregue a área da cirurgia antes do procedimento, pois bisturis e outros instrumentos cirúrgicos arrastam as bactérias da pele para a incisão.

Equipamentos:
  • Uma fonte comum de contaminação cruzada por bactérias são estetoscópios, que normalmente não são limpos após usados em cada paciente, então peça que sejam limpos – assim como qualquer outro equipamento médico – na sua presença.
  • Certifique-se de que as equipes hospitalares limpem e desinfetem todas as superfícies que você deve tocar, como grades de cama, cortinas e pias. Evite colocar comida ou utensílios nos móveis ou na cama.
  • Certifique-se que o cateter esteja adequadamente limpo quando inserido e removido e de que outro, novo e limpo, seja inserido a cada 3 ou 4 dias. Se alguma irritação aparecer na área em que for inserido, comunique a enfermagem imediatamente.
  • Monitore ataduras e drenos e avise prontamente a enfermagem se eles estiverem soltos ou molhados.
  • Evite o uso de cateteres urinários o máximo possível. Caso você precise de um, peça que seja removido de um a dois dias – o quanto antes melhor.

Exames:
  • Faça um exame para verificar a presença de Staphylococcus aureus resistente à meticilina (SARM) pelo menos uma semana antes de ser internado. Você pode já ter SARM e não saber! É importante saber disso o quanto antes.
  • Tenha a quantidade de açúcar sob controle se você tiver diabetes.

Medicação:
  • Pergunte a seu medico sobre a administração de antibióticos antes da cirurgia. Para algumas cirurgias, você pode receber uma dosagem antes da cirurgia para prevenir uma Infecção do Sítio Cirúrgico (ISC).

Estética e Conforto:
  • Se você precisa de depilação, use depiladores elétricos no dia da cirurgia em vez de lâminas, pois, com essas últimas, são maiores as chances de cortes na pele, o que aumenta a exposição às bactérias que causam infecção.
  • Peça a seu médico que lhe mantenha aquecido durante a cirurgia. Obviamente, você não irá sentir frio quando anestesiado, mas estudos provaram que procedimentos simples como manter os pacientes aquecidos diminui as chances de infecção.
  • Peça a quem estiver tossindo que use máscara ou que fique pelo menos dois metros longe de você, a fim de que você não pegue uma infecção transmitida pelo ar.
  • Embora visitas possam animar você, se familiares e amigos não estiverem se sentindo bem, peça a eles que esperem para visitá-lo quando estiverem melhor. Converse com eles por telefone enquanto se recupera.

Fatos


Doctors care about Healthcare-associated infections (HAI)Quando alguém desenvolve uma infecção em hospital ou clínica médica – que o paciente não tinha antes da internação – é considerada uma infecção associada aos cuidados da saúde (IACS).

IACS são problemas globais, afetando tanto pacientes quanto profissionais da saúde.

A semana internacional de prevenção de infecções acontece entre os dias 17 e 23 de outubro.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, em breve, 1,4 milhão de pessoas em todo o mundo estarão sofrendo de infecções adquiridas em hospitais.

Um estudo do Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC), publicado em março de 2007, estimou em 98.987 o número de mortes infecções associadas aos cuidados da saúde nos Estados Unidos em 2002.

O risco de adquirir Infecções Associadas aos Cuidados da Saúde (IACS) em países em desenvolvimento é de 2 a 20 vezes maior do que em países desenvolvidos.

Atingindo milhares de pacientes por ano, as IACS prolongam as internações, aumentam as chances de retorno ao hospital e encarecem os custos de tratamento por paciente.

Nurses and doctors prevent Healthcare-associated infections (HAI)Do ponto de vista financeiro, as IACS representam um impacto anual estimado em US$ 6,7 bilhões para instituições de saúde, mas o custo em capital humano é ainda mais alto.
Até recentemente, a não-obrigatoriedade de as instituições de saúde comprovarem a adoção de procedimentos para impedir as IACS tem impedido o controle ideal das fontes de transmissão de infecções desse tipo. No entanto, a pressão da opinião pública tem resultado em legislações em nível estadual e municipal exigindo a adoção de procedimentos para controlar as IACS.
Para saber mais sobre o impacto de infecções hospitalares tanto para profissionais da saúde quanto para pacientes, por favor consulte http://www.haiwatch.com/.

Infecção Aqui Não - Sobre a Campanha de Prevenção

Para progeter os pacientes com a redução dos riscos de IACS, profissionais da saúde devem continuamente atualizar seus conhecimentos sobre o controle de infecções.

Como parte do atual compromisso de tratamentos de saúde de qualidade e controle de infecções, médicos e hospitais em todo o país estão fazendo parcerias com a Kimberly-Clark, promovendo treinamentos em prevenção de infecções hospitalares para suas equipes médicas e administrativas. Embora informar-se a respeito do problema possa parecer simples, ocupadíssimos médicos e enfermeiras nas linhas de frente do atendimento médico podem ter dificuldade de assistir a treinamentos nos hospitais em que trabalham. 

O Programa Informativo de IACS é parte de uma campanha nacional de conscientização para profissionais de saúde intitulada “Infecção Aqui Não”, a qual fornece às instituições de saúde um kit com folhetos informativos, dicas de proteção para os pacientes e cartazes.

A campanha “Infecção Aqui Não” provê qualificados programas de educação contínua sobre as práticas ideais, instruções e pesquisas disponíveis para reduzir a incidência de Infecções Associadas aos Cuidados da Saúde.

Para mais detalhes sobre a campanha “Infecção Aqui Não”, consulte http://www.pt.haiwatch.com/.


Tipos de- IACS


Ventilator - Associated Pneumonia (VAP)

Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (VAP)


A VAP é a fonte da mais alta morbidade e mortalidade de todas as Infecções Associadas aos Cuidados da Saúde.


Leia mais sobre a VAP
Surgical Site Infections (SSIs)

Infecção do Sítio Cirúrgico (ISC)


Qualquer corte na pele do paciente pode levar a uma infecção do sítio cirúrgico.

Leia mais sobre ISC
Cross Contamination (Contact Transfer)

Contaminação Cruzada (Transferência por Contato)


A contaminação cruzada é a fonte número um de Infecções Associadas aos Cuidados da Saúde.

Leia mais sobre Transferência por Contato

Sobre a HAI Watch

A campanha HAI Watch é seu recurso para manter sua organização ciente da importância de prevenir as infecções associadas aos cuidados da saúde. As orientações sobre a limpeza das mãos e outras dicas em clínicas e ambientes de promoção à saúde estão agora disponíveis, mas procure manter-se atualizado. Novas ferramentas de prevenção às IACS serão constantemente adicionadas.

Sobre a Kimberly-Clark Health Care


A Kimberly-Clark Health Care é provedora de confiáveis soluções em cuidados à saúde, graças a constantes treinamentos, pesquisa clínica e programas educacionais de qualidade.
Nossas soluções ajudam a prevenir, diagnosticar e gerenciar enfermidades nas seguintes áreas: Prevenção à Infecção (Proteção & Controle de Infecção, Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica e Infecções do Sítio Cirúrgico), Saúde Digestiva e Controle da Dor.

domingo, 21 de novembro de 2010

Sistema de recuperação da informação na área médica: Inteligência artificial

Este artigo é uma ótima fonte de reflexão e pesquisa para estudantes de biblioteconomia e pessoas interessadas.



INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL :
SISTEMAS ESPECIALISTAS NO GERENCIAMENTO DA INFORMAÇÃO



Raquel Dias Mendes

ResumoO principal objetivo deste artigo é propor um modelo para sistemas de gerenciamento da informação baseado em técnicas de inteligência artificial.
O modelo propõe uma arquitetura de sistema especialista para gerenciamento da informação, sugerindo a utilização de um analisador semântico embutido na interface do usuário final.
A abordagem enfatiza a dificuldade em se obter informações com precisão e qualidade, para apoiar tomadores de decisões, e a necessidade de prover os usuários finais com mecanismos, poderosos, capazes de analisar, selecionar e direcionar-lhes informações, de acordo com as necessidades e urgências de cada um.
Palavras-chaveInteligência artificial; Sistemas especialistas; Sistemas de informação.


INTRODUÇÃO A SISTEMAS BASEADOS EM CONHECIMENTO
A expressão inteligência artificial está associada, geralmente, ao desenvolvimento de sistemas especialistas. Estes sistemas baseados em conhecimento, construídos, principalmente, com regras que reproduzem o conhecimento do perito, são utilizados para solucionar determinados problemas em domínios específicos. A área médica, desde o início das pesquisas, tem sido uma das áreas mais beneficiadas pelos sistemas especialistas, por ser considerada detentora de problemas clássicos possuidores de todas as peculiaridades necessárias, para serem instrumentalizados por tais sistemas 8.
Nem todos os problemas devem ser resolvidos por meio de sistemas especialistas. Existem características que indicam se determinado problema deve ou não ser instrumentalizado por esta tecnologia. A análise do problema, então, constitui-se no primeiro estágio do ciclo de desenvolvimento dos sistemas especialistas, contribuindo fortemente para o sucesso da implementação do sistema. Buscando facilitar o processo de análise do problema, distinguimos dentre outras, algumas condições, que, se observadas, poderão contribuir para a identificação do nível de adequação do uso da tecnologia de sistemas especialistas para a resolução do mesmo 7:
  • existência peritos que dominem o segmento do conhecimento que encerra o problema, pois é exatamente esse conhecimento que será o responsável direto pela resolução do problema;
  • existência de tarefas que, para serem realizadas, necessitem da participação de vários especialistas que, isolados, não possuem conhecimentos suficientes para realizá-la, ou seja, o conhecimento necessário para a análise e resolução do problema é multidisciplinar;
  • existência de tarefas que requeiram conhecimento de detalhes que, se esquecidos, provocam a degradação do desempenho;
  • existência de tarefas que demonstrem grandes diferenças entre o desempenho dos melhores e dos piores peritos;
  • escassez de mão de obra especializada sobre o conhecimento requerido para a solução do problema.
Com a emergência desta técnica, evidenciaram-se alguns importantes aspectos, até então inexplorados, como, por exemplo, o aumento significativo da produtividade de um especialista, na execução de tarefas especializadas, quando assistido por um sistema inteligente.
Outro aspecto relevante é a portabilidade destes sistemas especialistas, por serem passíveis de desenvolvimento e utilização em microcomputadores. Isto os tornam bastante populares e acessíveis. Em geral, os sistemas com raciocínio automatizado podem ser utilizados incorporando bancos de dados já existentes na organização, ou sendo incorporados ao conjunto de ferramentas disponíveis nos bancos de dados.
Sob nosso ponto de vista, a ciência da informação e muitas outras áreas podem encontrar nos sistemas especialistas, eficientes ferramentas para o gerenciamento da informação. Disponibilizar ferramentas para suporte à tomada de decisão, neste caso, vai mais além do que fornecer gráficos e tabelas ao usuário, significa prestar-lhes orientação, na identificação de suas necessidades, simulando cenários e possibilitando maior exatidão e confiabilidade nos seus resultados.


Sistemas de informação baseados em conhecimento para bibliotecas
Metzeler (1992) relatou (5):
"A biblioteca do futuro pode ser capaz de prover um rico acesso..."

Para ler o artigo completo acesse o link:

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Links da turma

http://docdigitalf.blogspot.com/
A medicina no contexto informacional
http://naumconto.blogspot.com/
http://sripequena.worpress.com/
medicinaebiblioteconomia.spaceblog.com.br 
turismobrasilemundo.uniblog.com.br
http://suasaudequestaoinformacao.blogspot.com/
 http://bibliotecarioseomundo.blogspot.com/
http://planeta-azul-agua.blogspot.com/
http://sri-area-medica.blogspot.com/
http://fragmentos-formacao-leitor.blogspot.com/
http://areamedicasri.blogspot.com/
http://bibliodicas.blogspot.com/
http://saudedamulherbrasileira.blogspot.com/
http://ifomed.blogspot.com/2010/11/internet-e-seu-impacto-nos-processos-de.htm
http://fontesinformacaoareamedica.blogspot.com/
http://literaturabrasileiraadrianoeci.blogspot.com/
http://bibliotecarianasaude.blogspot.com/
http://blogcultinfo.blogspot.com/
http://ifomed.blogspot.com/2010/11/internet-e-seu-impacto-nos-processos-de.html
http://fontesinformacaoareamedica.blogspot.com/
http://literaturabrasileiraadrianoeci.blogspot.com/
http://pardieirodeumaalfarrabista.blogspot.com/2010/09/o-pardieiro-de-uma-alfarrabista.html
http://sistemarecuperacaoinformacaomedica.blogspot.com/
http://www.nossasvidasnossossonhostemomesmovalor.blogspot.com/
http://sistemaderecuperacaodainformacao.blogspot.com/
http://biblioteconomiahoje.blogspot.com/
http://angelinagpastor2010.wordpress.com/
http://angelgpastor.wordpress.com/
http://lucieliamacedo.blogspot.com/
http://srimedica.blogspot.com/
http://recuperacaodainformacaonareamedica.blogspot.com/
http://srimedicina.blogspot.com/

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Depoimento pessoal sobre a doença da Tireóide

Algumas vezes na vida deixamos a rotina, a falta de tempo e outros motivos ocuparem demais a nossa cabeça, consequentemente, nos deparamos com situações nem sempre agradáveis como uma doença.
Passei por uma experiência difícil durante minha última gravidez, segundo a endocrinologista  é uma doença genética, a predisposição para ter a Tireoidite crônica está embutida nos genes que herdamos de nossos antepassados. É comum se verificar a presença de Tireoidite de Hashimoto em avó, mãe, tia e filha, mostrando o caráter genético da moléstia. Vários genes seriam responsáveis por esta doença, o que caracteriza o que se chama de Herança Poligênica. Basicamente a Tireoidite de Hashimoto incide oito vezes mais em mulheres do que em homens. Admite-se que sucessivas gravidezes e partos tenham papel desencadeante na Tireoidite de Hashimoto, como foi o meu caso. Como os sintomas são muito vagos podem estar presentes durante muito tempo sem que a pessoa afetada se dê conta que tem um problema de tireóide. Cansaço fácil, fadiga crônica, muita sensibilidade ao frio, câimbras freqüentes, algumas pessoas apresentam alteração de peso ( umas ganham peso e outras não). Enfim, fiquei muito mal no final da gravidez, com muito cansaço, taquicardia e depois pele seca e queda de cabelo anormal. 
Ficar atento aos sinais do nosso corpo e não ignorar casos familiares,  creio que o melhor que podemos fazer é recomendar às pessoas que têm esta doença na família, o exame minucioso da tireóide, anualmente, em mulheres jovens e principalmente após os 40 anos.

Tireóide - você conhece essa glândula?

Entenda o que é, como ela funciona e quais são os sintomas da tireóide. Saiba a diferença entre hipertireoidismo e hipotireoidismo.

Vamos esclarecer uma coisa logo no começo, tireóide (ou tiróide) é um órgão e não uma doença. É muito comum ouvir as pessoas dizerem que têm tireóide como se isso fosse um problema de saúde. Ora, tireóide todo mundo tem, isto não quer dizer nada. Para haver algum significado é preciso dizer qual o problema que a mesma apresenta: hipotireoidismo, hipertireoidismo, câncer de tireóide, nódulo na tireóide, etc...

tireóideA tiróide (ou tireóide), é uma glândula em formato de borboleta localizada na base do pescoço, à frente da traquéia. Ela produz dois hormônios chamados de triiodotironina e tiroxina, mais conhecidos como T3 e T4, respectivamente. Esses hormônios são os responsáveis pelo metabolismo do corpo, ou seja, o modo como o organismo armazena e gasta energia.

Quando a tireóide funciona muito e produz hormônios em excesso, chamamos de hipertireoidismo. Quando funciona pouco ou quando esta foi removida cirurgicamente devido a um tumor, chamamos de hipotireoidismo.

Reforçando o conceito:
- Hipertireoidismo = produção exagerada de hormônios tireoidianos
- Hipotireoidismo = produção insuficiente de hormônios tireoidianos

Temos textos específicos sobre doenças da tireóide
- HIPOTIREOIDISMO (TIREOIDITE DE HASHIMOTO)
- HIPERTIREOIDISMO E DOENÇA DE GRAVES
- NÓDULO DE TIREÓIDE | Diagnóstico e como diferenciá-lo do câncer

A falta de hormônios tireoidianos ou hipotireoidismo, diminui nosso metabolismo e causa os seguintes problemas:

Sinais e sintomas do hipotireoidismo

- Bócio (veja mais abaixo)
- Astenia
- Pele seca
- Dor nas articulações
- Síndrome do túnel do carpo
- Constipação intestinal (prisão de ventre)
- Aumento do colesterol (leia: colesterol HDL, colesterol LDL e triglicerídeos)
- Alterações da menstruação
- Ganho de peso
- Intolerância ao frio
- Perda de cabelo
- Letargia
- Edemas (Inchaços)
- Em casos graves e não tratados: Coma

Já o excesso de hormônios, chamado de hipertireoidismo, causa:

Sinais e sintomas do hipertireoidismo

- Aumento do suor
- Intolerância ao calor
- Proptose do olho (olhos esbugalhados)
- Palpitações e arritmias cardíacas
- Perda de peso
- Aumento da sede e da fome
- Irritabilidade e ansiedade
- Tremores das mãos


Sintomas da tireóide - Hipertireoidismo - proptose
Proptose

O bócio é o aumento de tamanho da tireóide que pode ser notado como um abaulamento na região anterior do pescoço. Pode ocorrer no hipotireoidismo e no hipertireoidismo.

Era um sinal muito comum no início do século XX devido a deficiência de iodo na alimentação (o iodo é um elemento necessário para a formação dos hormônios tireoidianos). A partir da metade do século passado, o iodo foi adicionado ao sal de cozinha e desde então deixou de ser uma causa comum de bócio.

Sintomas tireóide - Bócio
Bócio

As principais causas de hipotireoidismo e hipertireoidismo são as doenças auto-imunes (aquelas em que o organismo indevidamente produz anticorpos conta ele mesmo), a destacar a doença de Graves no hipertireoidismo e a doença de Hashimoto no hipotireoidismo. A remoção cirúrgica da tireóide, ou a sua destruição por iodo radioativo também são causas comuns de hipotireoidismo.

O diagnóstico, em geral, é feito com analises de sangue, através da dosagem do TSH e do T4 livre. Nos textos sobre hipertireoidismo e hipotireoidismo explicamos com mais detalhes os efeitos do TSH sobre a tiróide.

O tratamento é feito com reposição de hormônios no hipotireoidismo, ou com drogas que inibem a produção dos mesmos no hipertireoidismo.


Leia mais: http://www.mdsaude.com/2009/02/doencas-sintomas-tireoide.html#ixzz15ZaMmsvG

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Dicas para viver melhor

21 conselhos das Universidades de Medicina: HARVARD e CAMBRIDGE
 
As universidades Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20 Conselhos 
saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual :

01- Um copo de suco de laranja
 
Diariamente para aumentar o Ferro e repor a vitamina C.


02- Salpicar canela no café 
 (mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).

03- Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral
 
O pão integral tem 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais Ferro que tem 
o pão branco.
04- Mastigar os vegetais por mais tempo. 
Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera 
sinigrina. E quanto menos se cozinham OS vegetais, melhor efeito preventivo têm.

05- Adotar a regra dos 80%: 
Servir-se menos 20% da comida que costuma comer, evita transtornos gastrintestinais, prolonga 
a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.

06- LARANJA o futuro está na laranja,
  que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.

07- Fazer refeições coloridas como o arco-íris
 .   
Comer DIARIAMENTE, uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, Verde, roxo e branco em frutas
 e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.

08- Comer pizza, macarronada ou qualquer outra coisa com molho de tomate.
 

 Mas escolha as pizzas de massa fininha.  O Licopeno, um antioxidante dos tomates pode inibir e 
ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando os
 tomates estão em molhos para massas ou para pizza .

09- Limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente . 
As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com
 água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após 
doenças, quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.

10- Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória
... 
 Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade
 nova...  Leia um livro e memorize parágrafos; escreva, estude, aprenda. Sua mente agradece e
seus amigos também, pois é interessante conversar com alguém que tem assunto.

11- Usar fio dental e não mastigar chicletes .   
 Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm 
mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o 
que pode preceder a um ataque do coração.  Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade
 biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.

12- Rir.   
Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas 
equivalem a 10 minutos de corrida.   Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e OS anticorpos.

13- Não descascar com antecipação
.   
 Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem
 consumidos.  Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer. Sucos de fruta têm que ser
omados assim que são preparados. 
 
14- Ligar para seus parentes/pais de vez em quando. 
  Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém 
um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, 
alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã .

15- Desfrutar de uma xícara de chá.   
O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá Verde, e beber só uma xícara diária
 desta infusão diminui o risco de doenças coronárias.  Cientistas israelenses também concluíram 
que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.

16- Ter um animal de estimação
. 
As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico
 regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University.  Os mascotes fazem você sentir-se 
otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue.   
Os cães são OS melhores, mas até um peixinho dourado pode causar um bom resultado.

17- Colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche
. 
 Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da 
Harvard Medical School; vantagens outras são conseguidas atráves de verduras frescas.

18- Reorganizar a geladeira .   
As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz 
artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem.
Por isso, é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo ou guardar em um
 tape ware escuro e bem fechado.

19- Comer como um passarinho.   
A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes.
E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.
 
20- Uma banana por dia quase dispensa o médico, vejamos:  " Pesquisa da Universidade de Bekeley”.
A banana previne a anemia, a tensão arterial alta, melhora a capacidade mental, cura ressacas,
alivia azia, acalma o sistema nervoso, alivia TPM, reduz risco de infarto, e tantas outras coisas mais,
 então: é ou não é um remédio natural contra várias doenças?

21- e, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:   
-comer chocolate. 
Duas barras por semana estendem um ano a vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio..


- pensar positivamente .   
Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas,  que, além disso, pegam gripes e
sfriados mais facilmente, são menos queridos e mais amargos.
- ser sociável
Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias
 ou que só têm contato com a família.
 - conhecer a si mesmo .   
Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter'  têm 35% de probabilidade de viver mais
 tempo, e de ter qualidade de vida...

 

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Sistema de recuperação da informação:Não tenha medo da KPC - SUPER BACTÉRIA



Superbactéria

Especialista tira dúvidas sobre a superbactéria

A KPC, sigla para uma enzima que torna a bactéria Klebsiella resistente à maioria dos medicamentos, não para de infectar cada vez mais pessoas no Brasil. Só no Distrito Federal, ocorreram 18 mortes entre janeiro e outubro deste ano. Mas qual é o perigo real da superbactéria no Brasil? Gilberto Turcato Júnior, médico infectologista e coordenador do serviço de controle de infecção hospitalar do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, desfaz essa dúvida e diz quem está mais sujeito à infecção e o que fazer para se prevenir.
 



*O conteúdo destes vídeos é um serviço de informação e não pode substituir uma consulta médica. Em caso de problemas de saúde, procure um médico.