Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Recuperação e disseminação da informação assunto de interesse em artigo na área mádica


"A partir do surgimento da internet, o controle do processo de comunicação científica tornou-se um desafio. Se, por um lado, as atividades de produção/divulgação de informações foram otimizadas pela facilidade de comunicação oferecida pela rede, por outro, a produção científica continua crescente.
Contudo, apesar da relativa facilidade de divulgação científica, a informação ainda permanece dependente dos limites impostos pelas editoras - de forma geral, é preciso pagar pelo acesso, o que dificulta o uso das fontes de informação em qualquer área. Diante de tal situação, surgem algumas iniciativas voltadas para a política de acesso grátis à informação.(...)

A prática da medicina de boa qualidade começa pelo reconhecimento da dúvida sobre qual o procedimento mais eficiente para o atendimento do paciente"2. Este reconhecimento é embasado pela reserva de conhecimento adquirida ao longo dos anos e por evidências identificadas em fontes de informação confiáveis. A reserva de conhecimento desenvolve-se a partir de experiências e atividades de educação continuada.(...)
Seja por meio da educação continuada (aprendizado ao longo da vida) ou pelo levantamento de evidências, é possível identificar uma relação direta entre Ciência da Informação e Educação Médica quanto ao desenvolvimento de competência informacional. Somente no que se refere à experiência clínica a Ciência da Informação encontra maiores limitações.(...)

Quanto ao levantamento de evidências, a contribuição da Ciência da Informação está nos estudos voltados para o desenvolvimento, gerenciamento e uso de fontes de informação confiáveis.
O processo de recuperação da informação em fontes de informação automatizadas, denominadas como base de dados, possibilita a pesquisa de modo interativo, através do computador. A mais utilizada é a base de dados da `'National Library of Medicine'', responsável pelo Medline, que se encontra em <http://www.pubmed.gov>. Para tanto, é necessário conhecer a linguagem padronizada pela base de dados, estabelecendo uma associação entre esta linguagem e os componentes da pergunta por nós previamente estruturada16.

Apesar de terem grande importância, as atividades de desenvolvimento e gerenciamento atingem indiretamente os profissionais da saúde. Estudos a respeito de design de sistemas centrado no usuário são exemplos de pesquisas voltadas para o desenvolvimento de fontes de informação. Contudo, do ponto de vista dos usuários, as atividades que demonstram maior impacto são as relacionadas ao uso.
Diante da necessidade de conhecer os recursos e a linguagem para realizar buscas em sistemas de recuperação da informação automatizados, as unidades de informação se dedicam ao desenvolvimento de serviços direcionados à educação de usuários.(...)"

(SOUTO, Leonardo Fernandes  Rev. bras. educ. med. vol.30 no.2 Rio de Janeiro  2006)

Um comentário:

  1. Recuperação e disseminação da informação assunto de interesse em artigo na área médica.

    ResponderExcluir