Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Depoimento pessoal sobre a doença da Tireóide

Algumas vezes na vida deixamos a rotina, a falta de tempo e outros motivos ocuparem demais a nossa cabeça, consequentemente, nos deparamos com situações nem sempre agradáveis como uma doença.
Passei por uma experiência difícil durante minha última gravidez, segundo a endocrinologista  é uma doença genética, a predisposição para ter a Tireoidite crônica está embutida nos genes que herdamos de nossos antepassados. É comum se verificar a presença de Tireoidite de Hashimoto em avó, mãe, tia e filha, mostrando o caráter genético da moléstia. Vários genes seriam responsáveis por esta doença, o que caracteriza o que se chama de Herança Poligênica. Basicamente a Tireoidite de Hashimoto incide oito vezes mais em mulheres do que em homens. Admite-se que sucessivas gravidezes e partos tenham papel desencadeante na Tireoidite de Hashimoto, como foi o meu caso. Como os sintomas são muito vagos podem estar presentes durante muito tempo sem que a pessoa afetada se dê conta que tem um problema de tireóide. Cansaço fácil, fadiga crônica, muita sensibilidade ao frio, câimbras freqüentes, algumas pessoas apresentam alteração de peso ( umas ganham peso e outras não). Enfim, fiquei muito mal no final da gravidez, com muito cansaço, taquicardia e depois pele seca e queda de cabelo anormal. 
Ficar atento aos sinais do nosso corpo e não ignorar casos familiares,  creio que o melhor que podemos fazer é recomendar às pessoas que têm esta doença na família, o exame minucioso da tireóide, anualmente, em mulheres jovens e principalmente após os 40 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário